Acervo da Biblioteca
O Centro de Documentação e Memória – CEDOC é herdeiro da biblioteca do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM (atual Agência Nacional de Mineração - ANM), que se incendiou em maio de 1973, quando todo o acervo foi perdido (exceto duplicatas de publicações do DNPM que estavam em outro local). A partir de 1974, iniciou-se o acervo formado por doações de coleções particulares, instituições de pesquisas em ciências da Terra e também doações de serviços geológicos nacionais e internacionais.
A coleção atual é formada por obras relevantes para o estudo da geologia, paleontologia, mineralogia, divulgação científica e museologia, bem como por temas relacionados. Atualmente este acervo é formado por cerca de 90 mil itens, sendo composto por fotografias, livros, periódicos, relatórios, mapas, documentos históricos e outros itens. Além disso, possui coleções importantes, tais como Coleção DNPM, Coleção Llewellyn Ivor Price.
No acervo, encontram-se publicações do século XIX, uma grande coleção de obras impressas dos séculos XX e algumas do século XXI. Para a formação desse magnífico acervo, a biblioteca contou também com significativas doações de coleções de particulares, principalmente de Eusébio de Oliveira, Llewellyn Ivor Price e Friedrich Wilhelm Sommer. A biblioteca também tem grandes coleções de periódicos importantes, por exemplo a Science e a Nature.
O CEDOC integra a Rede de Bibliotecas Ametista do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, rede de bibliotecas que apresenta foco em geociências, abrangendo cerca de 180 m²: são dois mezaninos, uma sala de estudo e um setor infantil.
Para consultas ao acervo é necessário o agendamento pelo telefone 21 2546-0419 ou pelo e-mail bibliotecamcter@sgb.gov.br.
Biblioteca Infantil
O acervo é constituído por livros e histórias em quadrinhos, especialmente sobre ciências da Terra. A biblioteca infantil oferece atividades de contação de histórias, mediação de leitura, desenhos, manuseio de fósseis, rochas e minerais, teatro, quebra-cabeças, fantasias, dentre outras atividades e oficinas que trabalham com a divulgação científica e a formação de leitores de maneira lúdica, através do incentivo à leitura.
A Biblioteca Infantil do Museu de Ciências da Terra, também é parte integrante do Projeto Museu em Movimento, projeto de itinerância do Museu que leva parte do seu acervo à instituições, praças e escolas.