Sobre o MCTer

A criação do Museu de Ciências da Terra ocorreu em 1907. O prédio, atualmente em obras, está situado no bairro da Urca, a poucos metros do Pão de Açúcar, importante corredor cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro, em um imponente prédio de estilo neoclássico tardio tombado. A gestão administrativa e operacional do Museu de Ciências da Terra é de responsabilidade do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, empresa pública federal do Ministério de Minas e Energia.

Nosso valioso acervo, um dos mais ricos da América Latina, é constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica. São mais de 10 mil amostras de minerais (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 35 mil fósseis catalogados. Nossa biblioteca contém em torno de 100 mil volumes de publicações relacionadas à área de geociências. Há ainda uma linda biblioteca infantil. Nestes espaços desenvolvemos oficinas e atividades educativas e culturais, proporcionando interação e entretenimento para o público.

Nossas coleções resultam do trabalho realizado por várias gerações de profissionais que passaram pelo antigo Serviço Geológico, pelo Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM (atual Agência Nacional de Mineração), pelo projeto Radam-D e mais tarde pelo SGB, proporcionando às novas gerações testemunhos da geologia e da história da vida na Terra. Dessa forma, o museu exerce uma importante função educativa, cultural e de preservação do patrimônio científico junto à sociedade.

Missão

Pesquisar, desenvolver (inclusive mediante coleta), preservar e gerir acervos científicos, documental e instrumental das geociências em geral, com enfoque na história e atualidade da mineração, exploração e produção de petróleo e de outras fontes de energia, proporcionando ao público acesso à informação e ao conhecimento por meio de programas interdisciplinares e interativos de comunicação, educação e cultura.

Visão

Em dez anos, ser referência na pesquisa, inclusão, difusão e popularização de conhecimento em geociências e em recursos minerais e energéticos, em prol da sociedade brasileira.

Valores

  • Inovação, produção e democratização do conhecimento em geociências.
  • Qualificação da gestão institucional, científica e museológica.
  • Diversidade étnica, de gênero e social nos processos educativos e pedagógico-científicos como base para a equidade social.
  • Coleta e disseminação do patrimônio geocientífico para a formação cidadã.

Revitalização

O MCTer é, historicamente, uma referência para pesquisa científica em geologia e paleontologia. Sua revitalização é uma antiga reivindicação da comunidade geocientífica do Brasil.

O projeto de revitalização do MCTer, feito com patrocínio da Petrobras, permitirá transformá-lo em uma instituição de pesquisa científica, através da ampliação e modernização de laboratórios e equipamentos de pesquisa e à viabilização de espaços dedicados à reserva técnica utilizada para estudos.

Com a revitalização, os espaços serão reorganizados de acordo com exposições, salas de pesquisa, laboratórios, salas de apoio, departamentos técnicos, administrativos etc., em função do aumento da área dedicada às atividades do museu. Serão criados os seguintes laboratórios: preparação mecânica de fósseis; preparação química de fósseis; micropaleontologia; modelagem (replicagem) de fósseis; preparação de amostras minerais; conservação de acervos; restauro de fósseis; microscopia e petrografia; e ilustração.