Museu em Movimento

Iniciado em dezembro de 2018, o projeto de itinerância do Museu de Ciências da Terra tem a ideia de levar parte do vasto acervo às escolas e à comunidade em geral com o objetivo de manter a memória e o patrimônio das geociências vivo e democrático.

O programa tem a missão de diversificar e ampliar o diálogo com o público. Possui um cardápio variado de atividades e exposições na área da geologia e paleontologia para todas as idades.

Com temas relacionados à história do planeta, as exposições possuem recursos de acessibilidade e acervo disponível à pesquisa tátil. Uma oportunidade de experiência além do sentido visual.

Leve o Museu de Ciências da Terra diretamente para a sua escola ou instituição, com atividades educativas exclusivas e gratuitas. Exclusivo para os municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.


Vídeo de Apresentação:




Ações Passadas:


Em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Patrimônio, foi realizado o empréstimo de caixas com fósseis do Araripe aos professores de escolas municipais, treinados e capacitados pelos pesquisadores do museu, para serem trabalhadas em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental. Essa ação teve como objetivo levar aos alunos noções de geociências, história do mundo, paleontologia e seus testemunhos.

A convite da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência - SBPC, o MCTer participou do Circo da Ciência, cujas atividades buscaram incentivar o contato de estudantes e professores dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico com o conhecimento científico, despertando o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

Exposição realizada no MCTer com os resultados das atividades desenvolvidas pelas crianças da Educação Infantil da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (abrange as áreas de Costa Barros, Pavuna, Ricardo de Albuquerque e Complexos do Chapadão e Pedreira) no âmbito do projeto Museu em Movimento nas escolas.

Ação anual promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM com o tema 'Perdas e Recomeços'. A Primavera de Museus tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, intensificando a relação dos museus com a sociedade. A ação foi desenvolvida nos arredores do MCTer.

Em parceria com a Fundação Parques e Jardins, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Museu em Movimento levou ao Parque Guinle exposição com parte de seu acervo, contemplando as atividades da 21ª Semana Nacional de Museus.