Acervo de Rochas e Minerais
No Museu de Ciências da Terra, o público pode conhecer a história de 4,5 bilhões de anos da Terra. Nessa incrível jornada, é possível acompanhar a evolução de bilhões de anos, conhecer espécies extintas, ver como eram as grandes preguiças e os mastodontes que viveram na Era do Gelo, saber mais sobre a Era dos Dinossauros e conhecer a vida nos antigos oceanos. Nossas exposições contam também com raros ovos de dinossauro e com uma impressionante coleção de meteoritos - fragmentos que chegaram à Terra depois de viajarem pelo espaço por milhões ou mesmo bilhões de anos!
Além disso, você descobre de que é feita a casa em que vive, o ônibus em que anda e o celular que usa, entendendo quais minerais estão presentes nos diversos objetos de seu cotidiano e porque são fundamentais para o desenvolvimento da civilização.
Coleção
Desde a primeira metade do século XX, a coleção de rochas, minerais e meteoritos do Museu de Ciências da Terra vem sendo a depositária dos dados oficiais acerca dos principais projetos geológicos do país e dos recursos minerais do nosso território, com a contribuição de importantes nomes da história das geociências.
Seis Mil Espécies de Minerais
A coleção é constituída por cerca de 6 mil espécies minerais, muitos de rara beleza e interesse gemológico, sendo que aproximadamente 2 mil e 300 estão expostos ao público. São turmalinas, topázios, esmeraldas, ametistas, hematitas e muitos outros minerais de grande apelo visual e de diversos interesses, como o aproveitamento como minério e na construção civil.
60 Meteoritos
O museu também conta com uma mostra de 60 meteoritos, dentre eles espécimes que compreendem achados brasileiros e estrangeiros.
Coleção de Rochas
A coleção de rochas ainda não foi totalmente inventariada, porém estima-se que seja ainda maior que a coleção de minerais. Cerca de 200 delas estão expostas ao público.
Reserva Técnica
A reserva técnica começou a ser inventariada em 2018. Há uma estimativa de, pelo menos, mais de mil e 500 amostras, entre minerais e rochas, que deverão ser anexadas ao acervo e, futuramente, poderão ser utilizadas para as mais diversas finalidades, desde doação a escolas até a montagem de kits didáticos ou mesmo a reincorporação ao acervo principal de exposição.
Visitas ao Acervo
A frequência de consultas e visitas ao Salão de Minerais e Rochas é praticamente diária, através de visitas agendadas de escolas e cursos universitários. Também atendemos visitas institucionais de empresas públicas e privadas que queiram utilizar o salão de exposição como local de treinamentos, dispondo do acervo exposto para ministrar aulas com conteúdo geocientífico a seus funcionários.
O valor científico desse acervo é incomensurável, sendo constituído por amostras de minerais e rochas que podem render diferentes pesquisas em todos os estágios, desde o estudante de nível fundamental, que acessa para obter informação para um trabalho escolar sobre material expelido por vulcões, até o pesquisador de doutorado, interessado em um determinado espécime de mineral, rocha ou meteorito para sua tese.