29/05/2024

Museu de Ciências da Terra participa do Programa (re)Conexões do IBRAM

No dia 28 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveu o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES no Rio de Janeiro. O evento é uma retomada do Programa Conexões, voltado para a participação coletiva nas decisões do campo museal nacional, e lançado pelo Ibram ainda em 2012. O Programa (re)CONEXÕES acontece no âmbito do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), e é realizado em parceria com o Sistema Paulista de Museus, com a Superintendência de Museus da SECEC/RJ e Gerência de Museus de SMC/RJ. O SBM tem como objetivo promover a coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus brasileiros.

A coordenadora geral do MCTer, Célia Corsino, esteve presente ao evento que aconteceu no Museu de Arte do Rio, que fica localizado na Praça Mauá, no Centro da capital fluminense. Já a coordenadora da Difusão Cultural do Museu, Denise de Assis, pode acompanhar os debates de forma remota.

O Museu de Ciências da Terra participou dos debates do eixo 4: fomento, sustentabilidade e economia dos museus.

O evento contou com um público formado por profissionais de museus, coletivos, pontos de memória e grupos sociais e tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.