Museu de Ciências da Terra recebe doação de acervo
28/06/2024
Um acervo museológico pode ser constituído de várias formas. Uma delas é a doação. Aqui no Museu de Ciências da Terra eventualmente recebemos doações de colecionadores e até mesmo de público visitante que retorna com algum exemplar para a coleção do museu.
Essa bateia, de madeira, com 43 cm de circunferência, do início do século XX, adquirida no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, foi doada pelo geólogo John M.A. Forman, em maio de 2024.
A bateia é um utensílio utilizado na exploração de minério. Tradicionalmente a bateia é de madeira, mas atualmente encontramos de metal e podem ter até 70 cm de circunferência.
Geralmente redonda e de fundo cônico, utilizada em mineração de pequena escala, em que se lavam meticulosamente as areias sedimentares de cursos de água, agitando-as em repetidos movimentos circulares, de forma a obter, pela diferença de densidade entre os minérios metálicos e os restantes sedimentos, a separação de concentrados de metais preciosos como o ouro. É um testemunho importante da história da mineração e do garimpo no Brasil.