23/12/2024
Biblioteca infantil do MCTer recebe estudantes para lançamento do livro Museu Pedras Raras
Alunos da Escola Municipal GET Elza Soares criaram a obra em projeto que une literatura e museologia para incentivar protagonismo e criatividade infantil
A Biblioteca Infantil do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, recebeu na quarta-feira,11, estudantes da Escola Municipal GET Elza Soares para o lançamento do livro Museu Pedras Raras, escrito pelos próprios alunos com o apoio do projeto Experimente Cultura. O evento contou com a presença da diretora de Infraestrutura Geocientífica do SGB, Sabrina Gois.
O projeto Experimente Cultura, que promove a interação entre colégios e museus, teve como objetivo explorar o conceito de ‘museu dos sonhos’ para as crianças. Durante esse período foram realizadas trinta oficinas de literatura para seis escolas da rede municipal de ensino e outras instituições de caridade. Ao todo, oitocentos e trinta estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita e de imaginação.
A obra é de autoria de seis estudantes do Ginásio Experimental Tecnológico Elza Soares, localizado no bairro do Rocha, no Rio de Janeiro, nela os estudantes tiveram a ideia de criar o Museu das Pedras Raras, desenvolvendo desenhos e textos específicos para cada peça do acervo fictício.
Ao chegar no MCTer, as crianças foram recebidas com uma visita guiada pelas atrações do Museu. Após a visita elas foram recebidas por Sabrina Góis, diretora de Infraestrutura Geocientífica, que parabenizou os estudantes pela iniciativa. Ela pode acompanhar ainda a assinatura das dedicatórias e a entrega oficial de três exemplares do livro para o acervo da biblioteca infantil. Além de receber um exemplar de presente dos estudantes.
A coordenadora-adjunta do colégio, GET Elza Soares, enfatizou a importância do projeto para os estudantes e destacou como positivo o impacto de iniciativas como essa para o futuro das crianças. “Na nossa escola, acreditamos que o aluno é protagonista, ele precisa de autonomia para decidir e produzir, além das habilidades de conteúdo normativas. Nós pensamos em construir um aluno que seja acima de tudo cidadão. Hoje eles estão vendo aqui no Museu de Ciências da Terra algo que eles jamais imaginavam, eles escreveram sobre rochas raras e agora estão descobrindo quantas preciosas existem no mundo..” afirmou a docente.