Museu de Ciências da Terra participa da 22ª Semana Nacional de Museus

18/05/2024

No dia 18 de maio foi comemorado o Dia Internacional dos Museus e o Museu de Ciências da Terra encerrou suas atividades na Semana Nacional de Museus, que teve como tema “Museu, Educação e Pesquisa”.

Promovida pelo o Instituto Brasileiro de Museus, o IBRAM, a Semana Nacional de Museus é uma ação anual que visa promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.

A programação do Museu de Ciências da Terra (MCTer) aconteceu entre os dias 14 e 18 de maio. Contou com rodas de conversas, visitas mediadas e oficinas para criançada. No dia 16 de maio o MCTer recebeu a visita da Diretora do ICOM e representante da Presidência do IBRAM e Coordenadora do Sistema Nacional de Museus, Vera Mangas.

Vera Mangas se impressionou com a história da geologia brasileira contada através do rico acervo do MCTer, demonstrando grande interesse em divulgar e apoiar, junto a parceiros institucionais.

Em uma interessante roda de conversa, a geóloga Adriana de Souza, curadora da coleção de rochas e minerais do MCTer, falou sobre o resgate, os esforços de catalogação e a pesquisa necessária para reconstruir os caminhos dos geólogos pioneiros que participaram da coleta e organização da coleção de rochas do Estado do Amazonas e sua contribuição ao estudo da geodiversidade daquele Estado.

Já a pesquisadora em geociências, Mylène Berbert-Born, especialista em espeleologia, nos convidou a conhecer o interior de uma caverna, falando da importância dos materiais que são coletados nestes ambientes. Ela explicou que a análise daquilo que existe dentro das cavernas, permite aos cientistas colher informações sobre evolução biológica, sobre o clima e os ambientes no passado e no presente.

Fazendo parte da Semana, o Café Geológico, programa de divulgação científica do Serviço Geológico do Brasil, trouxe um rico debate com a presença do Dr Diogenes de Almeida Campos, curador chefe dos acervos do MCTer, Rafael Costa da Silva, curador da coleção de paleontologia do MCTer e Dr Sandro Scheffler do Museu Nacional. Foi uma conversa muito interessante que ressaltou a relevância do trabalho de pesquisa que é feito nos museus e que o público não tem conhecimento.

Com a temática Onde nascem os dinossauros: os museus e a pesquisa científica, falou da grande importância das coleções dos museus, dos bastidores geralmente desconhecidos pelo público, revelando que são imensamente maiores que suas próprias exposições e servem não apenas como salvaguarda desse conhecimento, mas como matéria-prima para as exposições e repositório de material para pesquisas futuras.

Na Biblioteca Infantil do MCTer, com a participação dos colaboradores do Centro de Documentação Thuanny Dourado, Henrique Figueiredo, Thaís Junqueira e Letícia Nery da curadoria de rochas e minerais, aconteceu um sábado divertido com a criançada. Em 2 horários, os pequenos puderam ouvir a contação de história A grandiosa história de um grão de areia e com massinhas coloridas puderam montar as camadas que formam a crosta terrestre.

O Museu recebe grupos escolares de quartas à sexta, em dois horários. As visitas precisam ser agendadas. Já o público geral pode conhecer as nossas exposições de quartas à sábado de 10 às 16 horas.

Para mais informações sobre o MCTer, navegem por esse nosso novo site.