12/12/2025
SGB participa da celebração de 40 anos da Área de Proteção Ambiental Gruta dos Brejões
A APA foi a primeira a ser criada no estado baiano. Na ocasião, o SGB ministrou uma palestra com destaque para os atributos geológicos e espeleológicos da região.

Morro do Chapéu (BA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou da celebração dos 40 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) Gruta dos Brejões/ Vereda do Romão Gramacho, localizada na Bahia. A região foi a primeira APA criada no estado baiano. O evento foi realizado no município de Morro do Chapéu, nos dias 27 e 28 de novembro.
A celebração dos 40 anos da APA coincide com os 30 anos da publicação do documento “Lapa dos Brejões: Mapa de trilhas, acidentes naturais, distribuição de espeleotemas e impacto antrópico”, elaborado em 1995 no âmbito do projeto Mapas Municipais, Município de Morro do Chapéu (BA).
Na ocasião, a geóloga e pesquisadora em geociências do Museu de Ciências da Terra (MCTer) do SGB Mylène Berbert-Born relembrou que o documento é um marco importante da atuação do SGB em prol do conhecimento científico do território e a gestão do patrimônio espeleológico local.
“Essa região tem um valor científico e cultural não só para o Estado da Bahia, mas também uma expressão patrimonial em nível nacional, uma vez que constitui um geossítio considerado Patrimônio Geológico do Brasil. É uma área que abriga registros da evolução climática e ambiental do nordeste brasileiro, preservados na sua morfologia, em seus sedimentos, espeleotemas e fósseis, um ambiente onde também estão preservados indícios da ocupação pré-histórica no local, que esteve influenciada pelas condições de oferta de abrigo e recursos naturais, principalmente a disponibilidade de água. O SGB, como instituição engajada, sente-se muito honrado pela oportunidade de participar dessas comemorações”, afirmou Mylène.
Durante o evento, o geólogo emérito do SGB Antônio José Dourado Rocha, um dos profissionais que contribuiu para a implantação, gestão e promoção da APA, ao longo de suas quatro décadas, foi um dos homenageados. Dourado coordenou levantamentos multitemáticos na região, liderou a elaboração da Proposta do Geoparque Morro do Chapéu e segue, até os dias atuais, sendo um referencial da geologia regional.
O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, organizações da sociedade civil, representantes de comunidades tradicionais e instituições historicamente parceiras, em torno do tema “Entre Grutas, Rios, Comunidades e Tradição” e reforçou a importância da APA Gruta dos Brejões como um território singular, referência em patrimônio natural, geológico, arqueológico e cultural.
Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br