12/05/2025
Reunião realizada no MCTer marca a retomada do projeto “Museu em Movimento”
O programa irá visitar 11 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro até novembro de 2025

No dia 7 de maio, foi realizada a reunião de apresentação e retomada do projeto “Museu em Movimento”, do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Museu de Ciências da Terra (MCTer) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro ocorreu na biblioteca infantil do MCTer e contou com a presença de professores e diretores de 11 unidades escolares do Rio de Janeiro que receberão, em datas programadas entre maio e novembro de 2025, visitas de exposições itinerantes do museu.
Durante o evento, com o objetivo de proporcionar aos educadores um primeiro contato com o que será apresentado aos alunos, o geólogo Tomas Lisboa, coordenador de setor educativo do MCTer, explicou o programa e destacou a importância de levar atividades relacionadas às geociências para a sociedade desde a primeira infância. Também foram expostas amostras de rochas e materiais que farão parte das exposições do projeto.

Após a interação com os professores, foram distribuídos os convites simbólicos, com a data em que cada escola receberá a visita do “Museu em Movimento”.

Em seguida, Tomas conduziu os profissionais da educação em uma visita guiada pelo museu. O geólogo passou por todas as salas de exposições e apresentou as temáticas que serão abordadas durante as visitas do projeto.


Museu em Movimento
O programa de visitas itinerante tem como objetivo levar cultura, ciência e conhecimento geocientífico a alunos e professores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Nas escolas, serão realizadas atividades e exposições com parte do acervo do museu, incluindo materiais com recursos táteis, ampliando a conexão com o público e promovendo um ambiente de acessibilidade.
Para Tomas, proporcionar o acesso a atividades que promovem conhecimento e cultura a crianças que, muitas vezes, não vivem próximas a polos culturais é algo muito importante e especial. “A oportunidade de levar o museu às escolas é fundamental, pois conseguimos alcançar um público que, muitas vezes, não tem condições de nos visitar. Quando levamos o museu a outras regiões do Rio, damos a muitas crianças a chance de conhecer um pouco mais sobre o nosso planeta Terra.”
Raphael Molinaro
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br